terça-feira, 31 de julho de 2012

Como funcionam os SQL Joins

Olá Pessoal,

Recebi esta imagem no Facebook e achei muito boa, didática e interessante... realmente resume visualmente como é que funciona os mais divesos Joins nas consultas de banco de dados.

Uma pena que não sei de quem é a autoria para citar.


Baixado de:
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/484630_427554047267164_1287203975_n.jpg


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cliente Proxy - Cntlm

Quando se trabalha em uma Organização em que sua estrutura de rede corporativa roda praticamente sob Windows, usuários Linux da empresa sempre se deparam com um problema: o acesso à internet. Isto se deve muito provavelmente por se utilizar a autenticação NTLM (protocolo proprietário da MS) no lado do proxy para acesso à internet. E isso acaba se tornando um problema para usuários não-Windows.

Para resolver a questão utiliza-se um proxy local capaz de traduzir as autenticações NTLM para o proxy da corporação. Existem algumas aplicações para solucionar o problema. Neste post estarei mostrando como instalar e utilizar o Cntlm.

Para a utilização deste post, considero já alguns conhecimentos básicos de edição e de comandos no terminal e utilização do Ubuntu 11.10, porém acredito que rodará em outras distribuições. (Também testado no Debian 6.0 - Squeeze)

1 - Instalação :
O cntlm já está no repositório oficial do Ubuntu 11.10, desta forma basta instalar utilizando o comando:

$sudo apt-get install cntlm

2 - Configurando :
A configuração do cntlm está no /etc/cntlm.conf

Para editá-lo basta utilizar seu editor preferido para fazer algumas alterações. Normalmente utilizo o comando:



Pode-se também utilizar:



Ache os trechos abaixo destacados no arquivo e altere conforme seus dados (lembre-se de tirar meus comentários):

Username nome.sobrenome
Domain seudominio
PassNTLMv2  615CD146794614D291E006E213CDBB15  (gerar hash - explicado mais abaixo)

Proxy 10.217.112.41:8080 (IP do seu proxy, solicite ao administrador da rede ou simplesmente dê um $ping nome.do.proxy)
Listen 3128 (Porta)
NoProxy Localhost, 127.0.0.1, nomeDaSuaIntranet, etc






3 - Gerar Hash da senha
Observe que foi gerado um hash para a senha, desta forma sua segurança fica preservada, caso haja alguma acesso indevido.
Em outro terminal, para gerar o hash da senha utilize o comando:
$sudo cntlm -H
Password:
PassLM 26CFFB4081C1333C9EC16D6C6BDAF60F
PassNT 3089B6B296D064E1038A7FDEFD0240B7
PassNTLMv2 615CD146794614D291E006E213CDBB15 # Only for user ‘nome.sobrenome’, domain ‘seudominio’


Normalmente utilizo PassNTLMv2. Copie e atualize seu arquivo cntlm.conf

Exemplo de hash

4 - Parar/Iniciar serviço
Tanto no Ubuntu quanto no Debian, o cntlm será inicializado automaticamente toda vez que o sistema "subir". Eventualmente caso você precise ajustar alguma configuração no arquivo o serviço deverá ser reiniciado para pegar as novas configurações. Para isso utilize os comandos:

- Debian:
$sudo invoke-rc.d cntlm stop
$sudo invoke-rc.d cntlm start

- Ubuntu:
$sudo service cntlm restart

5 - Configuração as aplicações para utilizar o cntlm


  • O apt-get precisa ser configurado para trabalhar com cntlm:




  •  Alterar as configurações do apt.conf conforme abaixo:







  • Alterar as configurações do sistema, nas configurações de rede do ambiente:



Pronto!!! seu sistema está apto a acessar a internet pelo mais variados aplicativos. Lembrar que sempre que houver necessidade de um aplicativo acessar a internet, verificar se as configurações de proxy estão utilizando as configurações do ambiente, caso contrário deve-se configurar na própria aplicação os endereços 127.0.0.1 e porta 3128.

Referências




quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Abrir e fechar Guias nos Browsers Chrome, Firefox e Internet Explorer

Atualmente os browsers ou navegadores trazem uma funcionalidade que facilita bastante a navegação na Internet, que é a navegação por guias ou abas.

Tanto no browser Chrome (Google), no Firefox (Mozilla) e no Internet Explorer (Microsoft) é possível utilizar um botão do mouse para abrir novas abas. O que muitos desconhecem são as funções dos botões de scroll do mouse, as famosas rodinhas que também são botões clicáveis.

Para abrir o link em uma nova guia em segundo plano basta clicar em um link com o botão do meio do seu mouse. Outra forma de abrir abas é pressionar Ctrl e clicar em um link. Desta forma a navegação será mais ágil e você poderá abrir rapidamente várias abas de seu interesse sem sair da página em que está. Aproveite e agilize sua navegação.


Outra dica interessante é utilizar o mesmo recurso, ou seja, clicar com o botão do meio em cima da aba para fechá-la. Como nosso dedo fica constantemente sobre a rodinha nada mais prático.


Outra utilização interessante para utilizar com o botão scroll ou rodinha é o zoom. Basta segurar a tecla Ctrl e girar a rodinha do mouse, para aumentar ou diminuir o Zoom. Este atalho funciona tanto em páginas Web quanto em documentos diversos. Tente.

Para mais informações sobre atalhos e navegação acesse (com o botão do meio) o link: http://www.google.com/support/chrome/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=95743&ctx=tip

Neste link também estão disponíveis os atalhos para Linux e Mac.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Salvando seus textos em PDF - Office e outros

Até a versão 2003 da Suíte de Escritório Office da Microsoft, não era possível exportar ou salvar arquivos em PDF, porém com o lançamento da versão 2007 esta possibilidade ficou bastante fácil de ser realizada.

Basta escolher a opção Salvar no Menu e informa o tipo de documento em que se deseja salvar:


Outra opção é utilizar o menu Salvar Como:


Desta forma todos os seus documentos criados a partir do Office 2007 poderão ser salvos em PDF.

Porém, se você ainda versões anteriores do Office, ou ainda você quiser salvar qualquer tipo de documento em PDF, existe um outro recurso para conseguir esse resultado. Basta instalar o software PDFCreator  - http://www.baixaki.com.br/download/pdfcreator.htm (Detalhes da instalação no site)

Após a instalação, o programa cria uma impressora virtual chamada PDFCreator.



Pronto!! Quando você quiser gerar qualquer arquivo do seu computador em PDF, basta imprimir o documento utilizando a impressora virtual PDFCreator.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Criar arquivos PDF no BROffice

Como primeira postagem, aí vai uma dica p gerar PDF a partir do BrOffice.

Uma opção de compartilhamentos de arquivos na internet bastante utilizada atualmente é o uso de arquivos PDF. Artigos, monografias, manuais, tutoriais, etc, normalmente são disponibilizados neste formato.

Uma forma muito simples de gerar arquivos PDF é utilizar a funcionalidade Exportar para PDF da suite BROffice. É bastante simples no menu Arquivo, escolher a opção Exportar para PDF:



Outra opção é clicar no ícone PDF disponível na Barra de ferramentas:



Desta forma você poderá compartilhar seus arquivos na internet com um formato mais apropriado, facilitando a abertura do documento, pois quase 100% dos usuários utilizam um leitor de PDF.

No próximo post, passarei a dica de como gerar PDF para a suite Office da Microsoft que não tem este recurso.

Software Livre - Uma opção


Muito interessante esse movimento. Quando iniciei no mundo do software livre, tive a oportunidade de abrir a visão de uma forma tão grande e entender o porquê e como as coisas aconteceram para que a internet fosse um mundo infinito.
O SL não beneficia simplesmente por não ser pago, mas principalmente pelo fato de permitir a colaboração entre as pessoas e de te começar a fazer pensar nas coisas mais corretamente.
Comecei minha vida na área de informática vivenciada no MS-DOS 3.1, um antigo sistema tipo texto e linha de comando que talvez muitos nunca tenham ouvido falar. Fiquei fascinado pela interação que o sistema permitia entre o usuário e o computador, logo me interessei mais profundamente e comecei a fazer os cursos de programação... BASIC, DBase IV, etc, aprendendo a configurar os config.sys e autoexec.bat na ponta dos dedos e da língua, orientando um e outro aqui e ali. Foi quando chegou o Windows 3.1 e aí fiquei fascinado com todas aquelas cores, ícones e janelas. Depois veio o Windows 3.11, NT e toda a família Windows. Cheguei a instalar o OS/2 da IBM, que ainda achei interessante.
Mas a questão toda é outra. Porque essa história? No meu caso como o de várias pessoas, começamos a difundir tanto as cópias ilegais de Sistemas Operacionais, Jogos diversos, Cracks para liberar senhas, etc... sem mesmo perceber e achamos a coisa totalmente normal. Foi quando me deparei com a questão do software livre e simplesmente a coisa da pirataria começou a me incomodar. O SL você pode baixar, instalar, passar para outras pessoas, compartilhar, ajudar a traduzir, fazer coisas que não seja alguma contravenção ou se sinta incomodado, o que nem acontece mais com a maioria das pessoas, pois copiar, crackear se tornou tão comum que ninguém acha que é errado.
Por essas e outras vou caminhando devagar, aprendendo mais sobre outras alternativas de software livre, ajudando e colaborando com a comunidade SL no que é possível e ficando com a mente tranquila.

Quem quiser saber mais software livre acesse os sites: