segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Software Livre - Uma opção


Muito interessante esse movimento. Quando iniciei no mundo do software livre, tive a oportunidade de abrir a visão de uma forma tão grande e entender o porquê e como as coisas aconteceram para que a internet fosse um mundo infinito.
O SL não beneficia simplesmente por não ser pago, mas principalmente pelo fato de permitir a colaboração entre as pessoas e de te começar a fazer pensar nas coisas mais corretamente.
Comecei minha vida na área de informática vivenciada no MS-DOS 3.1, um antigo sistema tipo texto e linha de comando que talvez muitos nunca tenham ouvido falar. Fiquei fascinado pela interação que o sistema permitia entre o usuário e o computador, logo me interessei mais profundamente e comecei a fazer os cursos de programação... BASIC, DBase IV, etc, aprendendo a configurar os config.sys e autoexec.bat na ponta dos dedos e da língua, orientando um e outro aqui e ali. Foi quando chegou o Windows 3.1 e aí fiquei fascinado com todas aquelas cores, ícones e janelas. Depois veio o Windows 3.11, NT e toda a família Windows. Cheguei a instalar o OS/2 da IBM, que ainda achei interessante.
Mas a questão toda é outra. Porque essa história? No meu caso como o de várias pessoas, começamos a difundir tanto as cópias ilegais de Sistemas Operacionais, Jogos diversos, Cracks para liberar senhas, etc... sem mesmo perceber e achamos a coisa totalmente normal. Foi quando me deparei com a questão do software livre e simplesmente a coisa da pirataria começou a me incomodar. O SL você pode baixar, instalar, passar para outras pessoas, compartilhar, ajudar a traduzir, fazer coisas que não seja alguma contravenção ou se sinta incomodado, o que nem acontece mais com a maioria das pessoas, pois copiar, crackear se tornou tão comum que ninguém acha que é errado.
Por essas e outras vou caminhando devagar, aprendendo mais sobre outras alternativas de software livre, ajudando e colaborando com a comunidade SL no que é possível e ficando com a mente tranquila.

Quem quiser saber mais software livre acesse os sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário